quarta-feira, 27 de maio de 2015

Caderno IV Linguagens Reflexão unidade 3 "Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens"

REFLEXÃO E AÇÃO 
Uma forma de mobilizar vários dos conceitos discutidos nesta unidade passa pela possibilidade de planejar um trabalho interdisciplinar, em que linguagens e as diferentes dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia apareçam entrelaçados com um tema de interesse dos jovens de Ensino Médio. Entre tantos possíveis, um desses temas poderia ser estudar o que “faz a cabeça” das pessoas, particularmente dos jovens, em relação ao padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e mulheres. Para desenvolver um trabalho nessa linha, uma possibilidade seria debruçar-se sobre uma revista ou outro artefato cultural consumido pelos jovens da sua escola, na qual o padrão corporal fique sempre em evidência. Dessa forma, para desenvolver essa atividade recomendamos que o grupo de professores escolha uma revista específica, preferencialmente, disponível em internet. Essa abordagem pode ser realizada em duas etapas. A primeira delas seria a da análise. Tomando como base os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagem e de disciplinas de outras áreas, os estudantes seriam desafiados a analisar a revista em diversas perspectivas, passando tanto pelo conteúdo, como pela identificação dos gêneros textuais predominantes, os efeitos de sentidos procurados, o uso das imagens, o desenho, organização etc. Professores, tomando como referência essa proposta de trabalho interdisciplinar, perguntamos: Qual seriam, em sua perspectiva, os conhecimentos mais “valiosos” que o seu componente curricular poderia aportar para a análise? Qual é a relação desses conhecimentos com as dimensões trabalho, cultura, ciência e tecnologia discutidas nesta unidade ?

   Nós sabemos da importância da linguagem para nos comunicar e expressar nossos sentimentos entre as pessoas do nosso convívio e país. Também sabemos da importância da comunicação mundial e com isso lançamos mão de uma linguagem estrangeira. Esses tipos de linguagem além de fazer parte das nossas vidas, são cruciais para nos relacionarmos.
       Porém, não esqueçamos que há outras formas de linguagem: do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Essas linguagens são necessárias para nos integrar como um todo. Por isso, é importante ajudarmos nossos alunos a focá-las.
   Usamos a linguagem trabalhista quando entramos no mercado de trabalho e começamos a ter contato com termos, expressões e ferramentas que nos fazem profissionais experientes.
      Já a linguagem da ciência é mais específica e requer um conhecimento acadêmico para fazermos melhor uso dela. Nós notamos esse tipo de linguagem quando deparamos com certos termos e experiências científicos. Essa realidade podemos perceber no nosso dia-a-dia.
      Quando nos referimos a linguagem tecnológica, sempre a associamos às máquinas e ao mundo futurista. Não mais podemos negá-la e está fora dela, pois ela está cada vez mais presente e é a linguagem que nos vai guiar ao infinito futuro. Nós já estamos percebendo como a sociedade mundial está mudando não só mais de década para década, mas de alguns anos para alguns anos.
     Por fim, temos a linguagem cultural que nos apresenta ao mundo com a nossa bagagem de conhecimento e experiência. Esse conhecimento cultural que nós temos, é um resultado conjunto às outras formas de linguagem. É o resultado do nosso produto como ser humano.
      Portanto, precisamos conscientizar nossos alunos não só da importância da linguagem nacional e até internacional para se relacionarem, mas também fazerem cientes dessas vitais linguagens: trabalhista, científica, tecnológica e cultural. Elas irão envolvê-los individualmente, para desaguar nas relações com o coletivo, ou seja, com o mundo transformando-os em "CIDADÃOS DO MUNDO".
         Prof.: Geraldo Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário