sábado, 9 de maio de 2015

Caderno IV Linguagens - Reflexão I "A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio"

Reflexão e Ação
 Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em: https://www.youtube.com/watch?v=MxpuYFouR70. Consideremos a seguinte ordem na atividade: Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme. Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões. Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.



Trabalharemos aqui brevemente um contraponto entre o conteúdo inicial do tópico “1. A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio”, apresentadas através do material didático desenvolvido para a Formação de Professores do Ensino Médio, funcionando como parte do desenvolvimento do programa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, e o filme “O enigma de Kaspar Hauser”.

Podemos entender a linguagem como produtora de sentido, através dela nos comunicamos com os semelhantes e podemos expressar, ou ao menos tentar expressar, o que desejamos, como nos posicionamos criticamente diante de algum contexto específico.  De acordo com o Caderno IV Linguagens:
“As linguagens são aqui compreendidas como formas sócio historicamente definidas de produção de sentidos, sendo que elas configuram mundos e o que denominamos realidade”. (2014, p.10)

No filme, desde que Kaspar Hauser é literalmente carregado para fora do cativeiro em que cresceu isolado completamente do mundo, ele tem o desafio de desenvolver sua autonomia pessoal, o que se torna extremamente difícil por não conseguir verbalizar, ou antes mesmo disso, por não compreender os simbolismos, denominações e funcionamento do sistema social que a partir daquele momento estava inserido após ser abandonado. Faltou para o protagonista a base comum da comunicação, elementar na vida social. Para ele tudo era novo e ao mesmo tempo que maravilhoso, assustador!

Kaspar, de acordo com os novos aprendizados sobre e com o mundo social, sofria para se adequar, além de se sentir ridicularizado, diminuído, mesmo assim no desenvolver do filme, observamos sua tentativa em romper com convenções sociais naturalizadas e que o personagem não via sentido. Em contrapartida os cientistas e os mantenedores da “ordem” desde o princípio preocupam-se em registrar as “anomalias”, diferenças, como um grande tratado experimental, ficando em segundo plano o ser humano que estava diante deles.

A grande dificuldade nesse contexto pode ser explicada segundo o texto estudado (BONINI,2014) porque a linguagem, entendida como elemento essencial para o exercício da cidadania, é constitutiva das relações humanas, transpondo todas as práticas sociais e as diversas áreas de construção do conhecimento. Os conhecimentos de Kaspar estavam todos sendo construídos já na sua idade adulta, criando uma série de obstáculos e preconceitos.  
Algumas perguntas foram feitas a partir das reflexões diversas, como: Como podemos pensar a educação além dos muros da escola? Quais são os preconceitos vivenciados pelos nossos estudantes? Como podemos combate-los? Qual é o juízo de valor social contemporâneo? Por que o “diferente” tende a sofrer tanto?
Prof. Raquel da Camara

Referências:

BONINI, Adair, et al. Formação de professores do ensino médio, etapa II - caderno IV :      linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Curitiba : UFPR/Setor de Educação,   2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário