quarta-feira, 27 de maio de 2015

Caderno II Ciências Humanas - Reflexão unidade II "Interdisciplinaridade"

REFLEXÃO E AÇÃO  
Caro professor, cara professora, como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos. Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola. Esses dados podem ser expostos, sem identificação dos autores, é claro, mas como forma de valorizar o jeito de cada um. Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas. Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor. Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo. 

Ciências Humanas

Interdisciplinaridade

  A perspectiva do desenvolvimento da prática interdisciplinar vem sendo levantada como uma necessidade e uma saída para um ensino mais dinâmico e que responda ao momento atual de constantes mudanças e novas formas de acesso à informação. A interdisciplinaridade significa uma prática docente comum, significa ter um grupo de professores falando a mesma língua no esforço de estabelecer um projeto em conjunto.
  Muitos são os pontos de contato entre os currículos na área das ciências humanas. A prática em comum não significa tocar nos assuntos, conceitos ou teorias de outras disciplinas. Tomar emprestado noções da geografia nas aulas de história, usar um mapa, fazer uma tabela de população nas aulas de sociologia, essa é a multidisciplinaridade. A interdisciplinaridade é um processo de construção pedagógico em comum, onde os professores possam ter tempo de discutir e elaborar um projeto e uma prática de sala de aula que seja cada vez mais próxima. Construir coletivamente oferece ao professor a chance de dar continuidade ao conteúdo trabalhado pelos  colegas em aulas anteriores, usar as notas ou considerar os mesmos instrumentos de avaliação.
  No segundo bimestre do segundo ano do ensino regular os conteúdos de história e sociologia são bem parecidos, ao entrar em sala o professor de história pode dar seguimento a aula do professor de sociologia, eles podem inclusive trocar a ordem do currículo mínimo se for melhor para se estabelecer um diálogo entre os campos.  Uma prática em comum acaba por oferecer ao aluno maior clareza no estudo dos conteúdos trabalhados e a noção de que existe maior relação entre os fenômenos no mundo real, apesar da divisão entre as disciplinas no mundo acadêmico.
  Importante para facilitar o trabalho do professor é o uso de projetos transversais, muitas vezes criados pela direção ou pela equipe pedagógica, que possam servir como ponte de contato, facilitadores da troca entre os diversos professores e áreas do conhecimento. Tempo e valorização profissional são fundamentais para pôr em prática a dimensão interdisciplinar na educação, os professores precisam estar juntos, construir juntos e ter fôlego e motivação para tal.
  
Prof.: Daniel Hofmann da Silva


  

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