terça-feira, 2 de junho de 2015

Etapa II Reflexões unidades I, II e III - Caderno III Ciências da Natureza

CIÊNCIAS DA NATUREZA

1. Contextualização e contribuições da área Ciências da Natureza para o estudante do Ensino Médio

Apesar de o conhecimento das Ciências Naturais (química, física e a biologia) estarem presentes constantemente no dia a dia da nossa sociedade, elas são sempre destacadas como complexas e de difícil  assimilação pelos os estudantes de ensino médio, o que acabam sempre resultando em notas mais baixas 
Por mais que associemos o ensino das Ciências da Natureza com experimentos, ou fatos, que recorrem ao nosso a fazer diário, a explicação do conteúdo, se torna quase inviável, pois o aluno não consegue entender o porque de estar estudando aquele assunto, aí vai deixando de se interessar por essa área e passa a manifestar insatisfação e até medo dessas disciplinas.
Talvez o estudante fique um pouco perdido pois as disciplinas na área das Ciências da Natureza, ou seja, a química, a física e a biologia, são apresentadas para a aprendizagem do aluno de formas separadas e independentes, como se não existisse um correlação entre elas. 
Acredito que a partir do momento que existir essa interdisciplinaridade e a comunicação entre esses disciplinas, esses assuntos chegarão até o estudante de forma mais “ leve”, tornando o aprendizado mais fácil e agradável, pois ele estará vendo a relação existente entre as Ciências  e perceberá mais facilmente a importância de estudar aquele determinado conteúdo.

2. Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências da Natureza

Conhecer e aprofundar os interesses e as necessidades do estudante é fundamental para o trabalho pedagógico completo, uma vez que esses são o foco do nosso trabalho, ou seja, são o sujeito central do processo educativo, logo são dotados de direitos.
Aprofundar entre os professores a discussão da contextualização e interdisciplinaridade entre essas disciplinas torna-se uma questão muito importante, pois integram esses conhecimentos e facilitam a aprendizagem.

3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências da Natureza

É conhecido como CTS a área que estuda as inter-relações entre ciência-tecnologia-sociedade em suas múltiplas influências. O ensino e a pesquisa fundamentam que a ciência e a tecnologia são as duas mais potentes forças para as mudanças globais para a sociedade.
Explicar a importância de os professores abrirem um espaço de discussão dentro de sua sala de aula,  buscando identificar, problematizar e analisar as conjecturas teóricas e práticas relacionadas às interações entre trabalho, ciência, tecnologia, cultura, sociedade e o ambiente. 
Abordar o conceito de CTS, pode ser explorado pela figura abaixo:


 Prof.: Mônica Peralta



Nenhum comentário:

Postar um comentário