quarta-feira, 10 de junho de 2015

Etapa II Caderno III CIÊNCIAS DA NATUREZA

Após a leitura do caderno III – Ciências da Natureza, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik  e Marta Marandino (2007, p. 54-55)...
...Discutam essas afirmações. Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?

            Concordo com as afirmações, pois é fato que o ensino de ciências tem como uma de suas principais funções a formação do cidadão capaz de compreender e fazer uso dos conceitos científicos em seu cotidiano, bem como participar do processo de discussão e de decisões pessoais ou de interesse da sociedade, como por exemplo, questões que envolvam alimentação, recursos naturais, energia, meio ambiente e saúde. Para tanto, também se faz necessária uma relação de boa convivência e diálogo com nossos alunos, pois para essa compreensão científica, é preciso também o desenvolvimento de valores, como solidariedade, compromisso social, respeito ao próximo e generosidade.
 Isso requer do professor, não só o domínio do conteúdo e uma constante atualização que permita sua interação com as novas técnicas de ensino-aprendizagem em ciências, como também saber questionar seus alunos,  incentivando posturas críticas, solidárias, comprometidas com o bem de todos, se baseando numa argumentação lógica e científica.
E para que essa educação seja um processo contínuo, é preciso que o professor ofereça ao aluno outras oportunidades de aprendizagem, como visitas a museus, espaços culturais, e outros tipos de ambientes que despertem sua curiosidade e vontade de aprender, além das práticas experimentais em laboratório dentro da escola,  como ponto de partida para desenvolver a compreensão de conceitos,  levando esse aluno a participar ativamente da construção de seu saber.
Diante de tudo isso, nós, profissionais, também nos frustramos ao esbarrarmos em vários empecilhos que dificultam essas práticas tão importantes para a formação científica de nossos alunos, como a falta de estrutura das escolas, a falta de materiais, os salários, a carga horária inadequada, a indisciplina, e tantos outros que dificultam, mas não nos impedem de realizarmos um bom trabalho, pois acima de tudo isso, está nossa vontade de acertar, de fazer acontecer, de fazer a diferença, e por isso não desistimos.
Prof. Gláucia Cabral 


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