Antes
de qualquer mudança significativa na aprendizagem dos alunos, precisamos ter
claro conhecimento sobre a visão e a missão da escola. E isso só é possível com
a construção coletiva do PPP, que nos permite conhecer a realidade de nosso
aluno, nos garante que a prática democrática também alcance a sala de aula, e
torna possível que a escola cumpra o seu papel de garantir formação humana integral,
valorizando o trabalho cooperativo, a problematização e a construção do
conhecimento. Este processo precisa envolver toada a comunidade escolar. Eis
aqui o maior desafio: criar oportunidades de participação de todos os
envolvidos.
Assim,
podemos entender que o PPP é instrumento de comunicação, interação entre a
comunidade escolar, e de intervenção na realidade escolar, privilegiando
contínuas reflexões e diálogos, em torno das demandas, necessidades,
fragilidades e potencialidades apresentadas nessa realidade na qual a escola
está inserida.
“O PPP tem que ser entendido como um
documento público, comum a todos, tanto na sua construção, quanto na sua
operacionalização e avaliação...” (José Mário Almeida-2009).
E aí
o coordenador pedagógico tem relevante papel no planejamento e mobilização
dessa prática. Então esbarramos em algumas dificuldades para essa construção
coletiva do PPP, como:
·
Falta do coordenador
pedagógico, sobrecarregando o diretor, que por sua vez também não conta com a
ajuda de um diretor adjunto;
·
Dificuldade no uso de tempos e
espaços escolares, interferindo na interação de todos os envolvidos;
·
Desenvolver nos pais o conceito
de participação ativa;
·
A estrutura verticalizada de
nossos sistemas educacionais;
·
Nossa pouca experiência democrática.
Então, creio,
que para colocarmos em prática essa participação ativa no processo pedagógico,
precisamos desenvolver um ambiente informativo, fazendo circular as informações
em todas as etapas do planejamento escolar, e envolvendo todas as pessoas que
integram nossa comunidade. Para isso é preciso ousadia, participação
irrestrita, comprometimento e criatividade de todos.
Prof. Gláucia Cabral
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