terça-feira, 10 de março de 2015

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO Etapa II – Caderno I - VALORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO...PPP

                Antes de qualquer mudança significativa na aprendizagem dos alunos, precisamos ter claro conhecimento sobre a visão e a missão da escola. E isso só é possível com a construção coletiva do PPP, que nos permite conhecer a realidade de nosso aluno, nos garante que a prática democrática também alcance a sala de aula, e torna possível que a escola cumpra o seu papel de garantir formação humana integral, valorizando o trabalho cooperativo, a problematização e a construção do conhecimento. Este processo precisa envolver toada a comunidade escolar. Eis aqui o maior desafio: criar oportunidades de participação de todos os envolvidos.
                Assim, podemos entender que o PPP é instrumento de comunicação, interação entre a comunidade escolar, e de intervenção na realidade escolar, privilegiando contínuas reflexões e diálogos, em torno das demandas, necessidades, fragilidades e potencialidades apresentadas nessa realidade na qual a escola está inserida.
                “O PPP tem que ser entendido como um documento público, comum a todos, tanto na sua construção, quanto na sua operacionalização e avaliação...” (José Mário Almeida-2009).
                E aí o coordenador pedagógico tem relevante papel no planejamento e mobilização dessa prática. Então esbarramos em algumas dificuldades para essa construção coletiva do PPP, como:
·         Falta do coordenador pedagógico, sobrecarregando o diretor, que por sua vez também não conta com a ajuda de um diretor adjunto;
·         Dificuldade no uso de tempos e espaços escolares, interferindo na interação de todos os envolvidos;
·         Desenvolver nos pais o conceito de participação ativa;
·         A estrutura verticalizada de nossos sistemas educacionais;
·         Nossa pouca experiência democrática.
                Então, creio, que para colocarmos em prática essa participação ativa no processo pedagógico, precisamos desenvolver um ambiente informativo, fazendo circular as informações em todas as etapas do planejamento escolar, e envolvendo todas as pessoas que integram nossa comunidade. Para isso é preciso ousadia, participação irrestrita, comprometimento e criatividade de todos.

Prof. Gláucia Cabral


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