sábado, 28 de março de 2015

Caderno I Etapa II - Reflexão "Abandono e distorção idade-série".


A questão do abandono parece somente ser possível de se solucionar através de uma série de ações que quase todos os professores e educadores conhecem de cor. Dentre as quais, a mais importante, e certamente a mais difícil para a nossa realidade, é fazer com que as famílias dos alunos estejam mais presentes na vida escolar dos mesmos, assim como em todo o seu processo educativo. Sem a participação dos responsáveis para que desenvolvam uma parceria com os professores, não parece ser possível fazer com que alunos desinteressados em estudar possam frequentar as aulas, ou mesmo aprender alguma coisa.
O papel do professor é fundamental no que diz respeito à questão de desenvolver meios, estratégias e aulas que busquem cativar, prender a atenção e estimular os alunos a estudarem e aprenderem, mas a prática em nossa escola já nos mostrou que apenas isso não é o suficiente. Enquanto os responsáveis forem meros cúmplices do desinteresse e da falta de vontade de aprender, por questões culturais e hereditárias, continuaremos tendo um aproveitamento muito pobre.
Em relação à distorção idade-série, me parece que a única maneira de se corrigir tal erro é investindo-se numa educação de qualidade do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. Pode parecer óbvio, mas o alto índice de reprovações se dá por conta de um despreparo e de uma defasagem muito grande de nossos alunos que, por exemplo, chegam ao ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, sem conhecerem os fundamentos da gramática, por exemplo, no caso da Língua Portuguesa. Desta forma, estamos sempre tendo que fazer revisões de temas que já deveriam ter sido internalizados por nossos alunos, que é o que fazemos sistematicamente com eles, só que muitas vezes em vão, devido aos problemas relatados acima no tema abandono escolar. 
Prof. Alexandre Daumerie

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