terça-feira, 10 de março de 2015

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO Etapa II – Caderno I - Reflexão sobre a diversidade e pluralidade

A diversidade e a pluralidade realmente é um desafio na organização do trabalho escolar. Pois é difícil reverter uma situação cultural que vem de décadas. O novo exige mudanças e não é a fácil fazer mudanças em uma situação intocável. Requer muitas leituras, muitos exemplos mostrando como a atual situação nos faz mal e requer a generosidade da comunidade a qual se pretende mudar. Além disso, a mudança não acontece da noite para o dia. Temos que dá tempo ao tempo.
A pluralidade e a diversidade podem proporcionar uma motivação para o trabalho pedagógico, demonstrando as várias maneiras de viver e pensar. Com isso, os grupos diferentes vão conhecendo os anseios e os desejos uns dos outros. Mostrando assim, que embora diferentes, somos iguais como seres humanos. Esse convívio com pessoas tão diferentes de nós, pode nos ensinar que mesmo não sendo parecidos, as pessoas tem um só objetivo: serem felizes e viverem em paz.
Essa reflexão possibilita uma convivência harmoniosa, tolerante e democrática, além de tocar no sentimento humano de cada um. Isso faz com que as pessoas sintam na pele o preconceito sentido por quem sofre. Assim, teremos uma comunidade mais igualitária, humana e generosa.
Como atividades propostas, temos: peças teatrais, entrevistas, debates, exposições orais  de casos de preconceito vividos por grupos. Um ponto deve ficar claro nesse trabalho pedagógico: ninguém quer sofrer, ser descriminado e humilhado. Todos querem ser aceitos, respeitados e compreendidos para serem pessoas totalmente felizes.

Prof. Geraldo G. da Silva Filho


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