sábado, 28 de março de 2015

Caderno I Etapa II - Reflexão e ação "Problemas, impactos negativos e ações"

REFLEXÃO E AÇÃO – PAG. 30 Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A seguir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP. 

PROBLEMA
IMPACTOS NEGATIVOS
AÇÕES


Pouca participação dos 
pais
Alunos desinteressados e pais não envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem dentro e fora da escola
Definir a maneira como os pais podem contribuir com o PPP, tomar decisões e acompanhar o aprendizado de seus filhos, ajudando-os e incentivando-os nas dificuldades







Faltam recursos humanos







Sobrecarga do diretor
Elaborar um relatório em que conste pormenorizadamente toda a rotina de trabalho desenvolvido pela diretora, deixando evidente que ela atua em diversas áreas, distanciando-se de sua função principal, que é ser diretora geral da escola. Poder-se-ia, com o apoio e depoimento de professores e funcionários, exercer um pouco de pressão sobre os órgãos competentes, para que a escola voltasse a ter um diretor adjunto, independente de resultados de desempenho ou de número de alunos.




Evasão



Desestímulo e esvaziamento da escola, podendo acarretar no fechamento de turmas.
Projetos que estimulem os alunos gerando maior aprendizagem e conhecimento coletivo.
Oficinas de atividades práticas (marcenaria, eletrônica, construção civil) ministradas pelos próprios alunos ou ex-alunos que dominem o conhecimento






Alto índice de reprovação






Abandono, distorção idade-série
Implementar Programa de Educação Integral (contra-turno) com Projetos Interdisciplinares (Temas Transversais), Projeto de Correção de Fluxo e Projeto de Reforço Escolar. Criação de Ensino Médio nos turnos da manhã e tarde.
Elaboração de conteúdos e de avaliações que valorizem o conhecimento prático dos alunos.





Problemas de infraestrutura





Instalações inadequadas para a aprendizagem
Construção de Quadra Poliesportiva, Adequação do Laboratório de Ciências e reforma com climatização do auditório.
Solicitação de aumento de verba à Secretaria de Educação.
Levantamento das necessidades estruturais do colégio, bem como um requerimento de melhoria junto à secretaria de Educação. 


Um comentário:

  1. Parabéns pela construção coletiva grupo!
    O trabalho é de "formiguinha"... embora tenhamos que agir com determinação e perseverança, mas tenho fé que justamente por isso faz a diferença.
    Grande abraço,
    Raquel da Camara

    ResponderExcluir